imovel-veraneio-santa-catarina-1

Prós e contras de investir em imóveis no litoral

Quase todo mundo já pensou em comprar um imóvel na praia. Seja pela comodidade de ter um espaço familiar para se reunir no verão ou sempre que tiver vontade, ou para economizar, afinal o preço do aluguel em períodos de temporada é mais alto. Independentemente do motivo, a ideia de adquirir um imóvel no litoral é um sonho de muitas pessoas, mas será que vale a pena? Como qualquer decisão financeira importante, há muito a ser analisado antes de se comprometer, e neste caso, entre comprar ou alugar, o ideal é pesar os prós e os contras. 

Existe uma série de vantagens em adquirir um imóvel de veraneio, especialmente para quem costuma ir para o litoral com frequência, pois, neste caso, a economia é a longo prazo, afinal, aquele valor gasto com a locação será melhor aproveitado, pois estará sendo investido em um imóvel próprio. Neste caso, é preciso pensar que estará adquirindo um patrimônio, e não simplesmente repassando dinheiro a terceiros.

De acordo com Bruno Fabbriani, CEO da incorporadora BFabbriani, comprar um imóvel de veraneio é uma excelente opção de negócio, além de oportunidade de renda extra. “Quem tem capital disponível e pretende comprar para fazer um investimento tem grande chance de lucrar, pois, além de usufruir ainda tem a possibilidade de alugar, dessa forma consegue manter os custos do imóvel e ainda lucra na valorização”, explica o empresário. 

Caso o comprador não faça visitas frequentes à casa, ainda assim comprar configura uma boa opção de aplicação, pois dependendo do destino é possível optar por fazer uma locação anual, dessa forma, com a receita gerada pelo aluguel, o proprietário acaba quitando o imóvel bem como os gastos gerados por ele, como financiamento e impostos.

Em contrapartida, gerenciar um segundo imóvel nem sempre é fácil, pois a manutenção fica por conta do proprietário, que, nem sempre reside perto do local, neste caso, é necessário fazer a contratação de caseiros para cuidar e fazer as substituições necessárias, e tudo isso tem um gasto. 

Da mesma forma, alugar um imóvel no litoral oferece vantagens e desvantagens.  A vantagem de alugar é principalmente o fato de não ter gastos financeiros além do esperado com o imóvel. Basta escolher a casa com o espaço ideal, a localização desejada e aproveitar as férias. Além disso, quem opta por alugar uma residência na praia, tem a oportunidade de conhecer vários lugares, podendo passar as férias em locais diferentes e conhecer novas culturas. “A vantagem de alugar é a opção de quem não pretende se incomodar, assim, a pessoa vai quando pode e não tem maiores preocupações. No final do período de locação, fecha a casa, entrega a chave e o ônus é do proprietário”, explica Fabbriani.

A desvantagem, fica por conta da insegurança, especialmente se a locação do imóvel for feita pela internet. Em muitos casos, as fotos de apresentação não correspondem à realidade do imóvel. Também tem a questão da localização, geralmente quanto maior for a proximidade do mar, mais elevado é o preço, principalmente na alta temporada. 

Sobre a BFabbriani

A BFabbriani é uma incorporadora que tem como objetivo oferecer soluções inteligentes ao setor imobiliário. Fundada em 2014, no Rio de Janeiro, migrou para Santa Catarina por acreditar no potencial econômico do Estado. A empresa, que já possui três empreendimentos, vai lançar mais um ainda este ano. Todos estão localizados em Itapema, onde também está o escritório central. Para 2022, há previsão de mais quatro obras na cidade e duas em Joinville. Com sua capacidade técnica e segurança jurídica, a incorporadora destaca-se em um dos mercados que mais cresce no Brasil. Além disso, sustentabilidade, valorização de pessoas e inovação são três pilares presentes em todas as suas ações. O objetivo da empresa é entregar um imóvel com o melhor padrão de qualidade, em uma região estruturada e com facilidade de compra para seu público-alvo. Todas essas características tornam a BFabbriani referência em investimentos, na construção civil e no segmento imobiliário.

Assessoria de Imprensa BFabbriani
Agência Maverick

Similar Posts