elena-mozhvilo-hnjjsrihlqw-unsplash-1

A cozinha de Itapema traz os melhores sabores do litoral catarinense. Confira alguns pratos deliciosos que você irá encontrar

elena-mozhvilo-hnjjsrihlqw-unsplash-1
O camarão é um dos pratos que você encontra na região

Aqui no blog da B. Fabbriani você acompanha o melhor que o município de Itapema tem a oferecer. Já trouxemos dicas de turismo, as melhores praias e programas para curtir o Verão.

Mas algo que não pode faltar para quem deseja conhecer a cidade a fundo é a gastronomia. Um dos maiores diferenciais da região é oferecer um cardápio para quem ama se deliciar com pratos onde os frutos do mar brilham.

A colonização de Itapema é de origem açoriana, portanto, a gastronomia local é fortemente influenciada pelos costumes portugueses. Mas também é possível identificar influências indígenas, com um equilíbrio perfeito entre a terra e o mar.

Assim como no restante do litoral catarinense, as comidas são feitas com bastante condimentos e tempero não falta. A modernização da cena local não deixou de lado os costumes que criaram a identidade da cozinha de Itapema.

Uma das estrelas da cidade é a tainha assada. O sabor e a textura deste peixe, pescado com maior frequência nas estações mais frias do ano, se destacam e conquistam visitantes e moradores. O prato acaba se tornando parte da cultura local e por isso será o primeiro desta lista.

Mas não há apenas ele entre os destaques. Por isso, confira agora alguns dos pratos principais que você pode comer em Itapema e fique também com água na boca!

Tainha assada

 Como dissemos, a tainha é um dos peixes que mais brilham na região. Sua pesca é passada de geração em geração há anos e hoje já inspirou festejos tradicionais pela cidade.

Seu preparo também pode ser feito com folha de bananeira, trazendo mais suculência ao prato. Comê-la grelhada ou recheada também é uma escolha que compensa.

Em Itapema é possível encontrar diversos restaurantes de culinária típica, especializados no preparo desta deliciosa carne. A partir do mês de maio é comum encontrar tainhas frescas em menus de degustação.

Lula

 Para quem é apaixonado por este molusco, Itapema é um local imperdível para se visitar. Seu sabor e textura inconfundíveis estão presentes em diversos locais.

Entre os preparos, é comum encontra-lo ensopado, recheado, à dorê e preparado com vinagrete. São tantas opções que é difícil experimentar só uma.

Siri

 Quem aí não resiste a uma boa casquinha de siri? Nos restaurantes do município você pode encontrar este famoso animal em forma de aperitivo e pratos principais.

As dicas são pratos em que usem a criatividade com o ingrediente sem perder seu sabor. Portanto, não tenha medo de provar o siri em forma de torta, desfiado, regofado ou em sopa.

Camarão

Uma das maiores paixões do brasileiro não poderia faltar entre uma gastronomia repleta de sabores do mar. O camarão também brilha em Itapema, é claro.

Ele pode ser a estrela do prato em seu formato original, como em espetinho ou ao bafo, mudando apenas os temperos e condimentos que o acompanham. Ou pode ser encontrado em pratos originais em que seu sabor é destacado com outros ingredientes.

Agora que você conheceu uma parte do que seu paladar deve esperar quando chegar em Itapema, basta conhecer as múltiplas opções gastronômicas na região. Para isso, acesse a página oficial da Prefeitura de Itapema com dicas dos melhores restaurantes: https://turismo.itapema.sc.gov.br/onde-comer

Posts Similares