Ser corretor de imóveis vai muito além de um profissional responsável por intermediar as negociações. Ele faz parte da concretização de um sonho que passa ser dele também!
Acreditar é o pontapé inicial para melhorar seus resultados como corretor de imóveis.
Ser corretor de imóveis exige várias habilidades, estudo e principalmente, vontade de ser corretor de imóveis, além de muito trabalho, esforço e dedicação.
Se você é corretor de imóvel já deve ter ouvido falar frase como “ corretor ganha dinheiro fácil”, “qualquer pessoa pode ser corretor de imóveis”, “corretor de imóveis tem vida boa”, “trabalha a hora que quer” e por ai vai…
Sabemos que isso é uma grande inverdade e muitas vezes pode acabar desmotivando, mas com base na nossa experiência no mercado imobiliário separamos algumas características que vão lhe ajudar a tornar-se um corretor de alta performance.
– Goste de trabalhar com pessoas:
Como falamos no início desse texto o corretor de imóveis é muito mais que um vendedor ele realiza sonhos dos seus clientes, e por isso esta profissão está diretamente ligada a entender pessoas, então se você é corretor de imóveis saiba que essa é a premissa básica para sua performance. Caso contrário você está na profissão errada.
– Faz as perguntas certas
Você deve estar treinado a saber o que perguntar, a pergunta faz com que o seu cliente reflita sobre o tema e torna a compra mais consciente. Além de você entender exatamente quais as expectativas do seu cliente para conseguir atendê-las e surpreendê-lo.
- Pergunte sobre suas referências anteriores com compra de imóveis, como foi sua experiência com outros corretores…
- Pergunte o que fez ele buscar por um imóvel hoje, quais os pontos que o deixam felizes atualmente aonde ele mora e quais os pontos que pode estar o incomodando, o que precisa ser resolvido, etc.
- Pergunte sobre os planos futuros, ações futuras, “sonhos”, etc.
Não seja imediatista e ansioso, explore essa conversa com a maior riqueza de detalhes ela vai te ajudar muito depois…
– Escuta mais:
Saber escutar é uma qualidade de poucos. Desenvolver essa habilidade ajudará você a entender melhor o que o seu cliente está buscando. Escutar é muito mais que ouvir, e o corretor de imóvel precisa prestar atenção no assunto, entender e perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar e com isso consegue aplicar a empatia que vai conectá-lo ao cliente e fazer com que tenha mais chances de fechar o negócio.
– Tem uma boa abordagem:
Esteja preparado para receber ou encontrar o seu cliente. Após fazer as perguntas certas e ouvi-lo com atenção você terá condições de ofertar exatamente o produto que ele precisa. E aqui acende um alerta, o que ELE precisa, de acordo com o perfil DELE, e não o que você quer vender.
Para isso estude as características do imóvel.
Localização, do que é feito, qual a Incorporadora, esteja certo de todas as características do imóvel.
Converta cada uma destas características em benefícios.
O que o cliente “ganha” com essa característica?
Sim toda a característica deve gerar um ganho…a localização vai facilitar o acesso ao trabalho, o terraço será espaçoso para os seus pets, área de lazer para seus filhos brincarem seguros etc… tudo de acordo com as informações levantadas inicialmente.
– É motivado e bem-humorado:
O corretor deve estar sempre motivado para atender o cliente, e isso deve transparecer no seu diálogo, mantenha-se entusiasmado sempre, pois com certeza isso vai contagiar o seu cliente. Mostre ao seu cliente o quanto você é feliz e gosta do que faz isso deixará seu cliente seguro e confiante reforçando ainda mais o relacionamento entre vocês.